Pular para o conteúdo principal

Renascimento de Taison marca trabalho de Roth no Inter

Por Alexandre Alliatti
Porto Alegre


Antes apagado, jogador cresce de rendimento e vira uma referência dos 100% de aproveitamento do Colorado com o novo técnico.

Quatro jogos, quatro vitórias. Mas não está exatamente nos números o que mais chama a atenção, dentro do próprio Inter, no trabalho desenvolvido por Celso Roth no Beira-Rio. É na explosão do futebol de Taison que pinta o maior exemplo de que o técnico deu novo rumo ao time no período de treinamentos durante a Copa do Mundo. Antes apagado, até displicente, o atacante agora é uma referência no time.

Foi dele o golaço que deu ao Inter a vitória de 1 a 0 sobre o Flamengo, neste domingo, no Beira-Rio, em mais um ato da retomada daquele futebol que chamou a atenção do país no primeiro semestre de 2009. Para a diretoria, o sistema de jogo adotado por Celso Roth favorece o crescimento de jogadores como Taison.

- É muito difícil um jogador ter o mesmo padrão o ano inteiro. O Taison sentiu em algum momento, mas ele voltou com confiança, com velocidade, barbarizando mesmo, e chutando forte a gol. Que bom que ele voltou. Faz parte disso o trabalho em dois turnos, a capacidade física. E todo mundo cresceu, em um sistema que favorece a qualidade dos nossos jogadores – disse o presidente do clube, Vitório Piffero.

Taison era um atacante daqueles que preferem cair pelos lados. Agora, virou uma espécie de articulador no esquema 4-5-1. Vem de trás, com a bola nos pés, apostando na velocidade e nos dribles. Foi Roth quem deu a nova função ao atleta. Mas o treinador prefere deixar todos os méritos com o jogador.

- Ele está jogando bem porque ele é bom. É bom jogador. Não posso explicar o que não sei, o que não vi. O que posso explicar é que quando ele jogava contra mim, era destaque pela velocidade, pela entrega, pela combatividade. O Taison está apenas repetindo o que fez contra mim. Espero que faça a meu favor, porque fez muitas vezes contra mim – comentou o treinador.

O jogo contra o São Paulo, quarta-feira, pelas semifinais da Libertadores da América, será um exemplo do prestígio de Taison. Mesmo com Rafael Sobis liberado, o garoto será o titular do Inter.