Pular para o conteúdo principal

História dividida: Sobis e Fernandão, antes parceiros, viram adversários

Por Alexandre Alliatti e Marcelo Prado
Porto Alegre e São Paulo


Atacantes históricos no Inter, amigos agora estão em lados opostos. São-paulino é padrinho de casamento do colorado.


Como explicar ao torcedor colorado que Fernandão está do outro lado? Como explicar que é um jogo de Libertadores (como em 2006), que o duelo é com o São Paulo (como em 2006), que Rafael Sobis veste vermelho (como em 2006), mas que Fernandão, justamente Fernandão, agora é adversário? Entre as várias curiosidades do reencontro entre os finalistas da competição continental quatro anos atrás, a presença do atacante é insuperável. Fernandão vestindo tricolor, sendo vaiado por uma torcida que o idolatrou, medindo forças contra Sobis: é um jogo dos mais esquisitos.

Se é esquisito para quem olha, imagina para quem joga. Rafael Sobis e Fernandão têm um elo insuperável em suas trajetórias. Eles formaram a dupla de ataque campeã em 2006, se completaram dentro de campo, viraram grandes amigos. O são-paulino é padrinho de casamento do colorado. E agora eles são adversários. A frieza do futebol exige que as emoções fiquem de lado. É exatamente o que Sobis pretende fazer.

- Ele é adversário agora. Foi um cara que fez muito pelo Inter, marcou história, e é meu amigo pessoal, como é de muitos aqui. Mas ele defende o lado dele, eu defendo o meu. Vamos conversar, mas não sobre futebol. Se eu tiver que fazer uma falta nele, e se tiver que ser dura, vou fazer – disse Sobis.


Talvez a situação de Fernandão seja ainda mais complicada. Ele já experimentou enfrentar o Inter duas vezes desde que deixou o clube. Primeiro, pelo Goiás, foi expulso no Beira-Rio; depois, já pelo São Paulo, marcou um gol diante da torcida colorada, o primeiro em seu novo clube. Mas agora é diferente. Do outro lado, não está só o Inter: é o Inter com Sobis.

- Ele era meu parceiro em 2006, fui padrinho do casamento dele, tenho um carinho enorme. É um grande amigo que tenho no futebol, um dos grandes parceiros dentro de campo. Sempre torci muito por ele. Será legal esse reencontro, mas espero sair como vencedor – afirmou Fernandão.

Em tempos de disputa por vaga na final da Libertadores, até as conversas entre os amigos ficam mais raras. Sobis acha melhor não ter muito papo com o padrinho dele.

- Não estamos tendo diálogo nenhum. Não conversamos sobre o jogo. Ele tem a vida dele lá, eu tenho a minha aqui. Vamos nos encontrar na quarta-feira, mas não é o momento para muita amizade – comentou o colorado.


Fora toda a questão sentimental, tem o lado técnico. Sobis sabe o perigo que Fernandão representa. Fernandão conhece as qualidades de Sobis. O são-paulino pede atenção com o atacante vermelho.

- Na hora do jogo, cada um defende o seu lado. Existe um respeito, nunca chegaria para quebrá-lo e nem ele faria isso comigo. Mas a dividida será forte, a marcação em cima dele precisa ser forte. Não podemos brincar com ele – comentou Fernandão.

Rafael Sobis, sem o ritmo de jogo ideal, não começa o jogo de quarta-feira. Será opção no banco de reservas, mas certamente irá a campo no decorrer da partida. Fernandão será titular do São Paulo.