Pular para o conteúdo principal

Nilmar e conchinha. Histórias diferentes, mesmo final

Durante minhas férias em Cabo Frio, resolvi pegar umas conchinhas, para guardar de lembrança da viagem. Peguei muitas, saí da água e fui guardá-las. Logo que voltei, entre um mergulho e outro, me deparei com uma outra conchinha, só que mais bonita que todas as outras que havia pegado antes. Apanhei e fiquei admirando-a por um tempo.

Era uma conchinha marrom claro, quadriculada nas cores preta e branco. Tinha o formato perfeito. Eu tinha acabado de sair da água, para guardar as outras, não queria voltar lá de novo. Não naquele momento. Resolvi segurá-la com toda força e ficar mais um tempo na água, antes de voltar.

Logo depois percebi o quanto era ingênuo de minha parte, segurar uma conchinha, em um mar com ondas fortes batendo em minhas costas. Em uma dessas ondas, o mar levou-a de mim.

Naquele momento, eu não quis ficar mais na água. Saí um pouco cabisbaixa, triste, era uma conchinha que queria muito guardar comigo. Não me esquecerei dela.

Mas por que conto esta história?

Há um tempo, percebi que poderia balancear o ocorrido com um outro, que até hoje me deixa pensativa. A venda inesperada de Nilmar.

Não seria ele, em muitas metáforas, essa conchinha, sendo eu o Inter, e o mar todos os outros clubes que tinham interesse em Nilmar? É claro que naquele momento do fechamento do negócio, o Inter não pensou em nenhuma consequência que pudesse ter, alías, só achavam que iam ganhar com isso. Logo depois, assim como eu, a diretoria viu o erro que cometeu, sendo este o gesto ingênuo.

Mais tarde, apareceram as lamentações. "Se eu tivesse guardado ela antes, isso não teria acontecido", "Se fosse o Nilmar, tinha feito o gol e a gente ganhava o jogo".

E hoje, o Inter procura um jogador de mesma característica de Nilmar para conquistar o Campeonato Brasileiro que, de repente, virou o foco da equipe. Não seria melhor ter o segurado por mais tempo, e aí sim, já ter conquistado essa competição?

Na vida, nós aprendemos muito, e no futebol, mais ainda. Isso vale de consolo, a todos colorados, que hoje, ainda lamentam a troca de Nilmar por Alecsandro. Está ai o mesmo final: o mar levou a linda conchinha de mim, e o Villarreal levou Nilmar de nós. Triste fim.