Pular para o conteúdo principal

Missão cumprida

D'alessandro e Dourado comemoram gol de Vitinho.
Foto: Ricardo Duarte
O Grêmio entrou como favorito no Grenal 408 devido às atuações no campeonato, rendimento em campo e pontos à frente do Internacional, mas foi surpreendido pela vontade do time colorado em vencer e provar que está vivo na disputa pela vaga direta para a Libertadores. A vitória tem o rosto da velocidade de Vitinho e a presença de D'alessandro, além do impulso da torcida colorada em apoiar a equipe na reta final do brasileirão.

O jogo

Argel escolheu o esquema 4-4-2, com Anderson e D'alessandro na articulação e Artur na lateral esquerda. De início, o colorado teve dificuldades de transpor o meio de campo, mas após cinco minutos de jogo já estava pressionando o Grêmio em seu campo de defesa, com uma marcação firme que fazia com que o adversário cometesse muitas faltas, inclusive em D'alessandro, que foi caçado em campo.

O primeiro chute a gol do colorado só veio aos 17' com Vitinho. Artur sofreu com as investidas de Giuliano na lateral esquerda, por onde os gremistas tentaram jogar. O jogo foi acelerando aos poucos e ambos os times contra-atacavam com chances claras de gol. A melhor jogada do Inter veio aos 34' com finalização de Anderson, que quase abriu o placar.

Artur foi muito acionado na criação e atuou bem defensivamente. Vitinho teve mais liberdade e o colorado passou mais tempo no campo de defesa do Grêmio no primeiro tempo. 

O gol do Vitinho veio aos 7' do 2º tempo em jogada de Rodrigo Dourado - em mais uma atuação brilhante - que ganhou a investida e deu passe para o camisa 21 completar. O Inter ficou mais agressivo, mais contundente na criação e Vitinho levou mais perigo à área do Grêmio. 

Após saída de Anderson e entrada de Bertotto, o colorado se fechou e chamou os tricolores para seu campo, deixando espaços para o Grêmio jogar, quase empatando após pressionar o Inter no final do jogo.  A atitude de recuar o time quase custou os três pontos na conta de Argel. Embora pressionado, o Inter ainda estava mais perto de ampliar o placar do que o Grêmio de empatar.

Análise

Grenal é sempre um jogo decisivo e desta vez não foi diferente. Com a vitória, o Inter aumenta suas chances de conseguir a vaga direta para a Libertadores e o time precisa se empenhar da forma que fez hoje para vencer nas próximas duas rodadas. O foco da equipe será determinante para a reta final do campeonato. 

É importante frisar que é preciso coragem para vencer. 1x0 traz 3 pontos para casa, mas é um placar perigoso demais de se manter por muito tempo em um jogo corrido e bem jogado como foi o de hoje. Fluminense e Cruzeiro não serão adversários fáceis, mas os 6 pontos serão decisivos para 2016. 

"Gigante pela própria natureza não é o Brasil, é o Inter" - pensou.