Pular para o conteúdo principal

A estátua que conta histórias

Inter - um clube abençoado.
Foto: Anderson Kblo
Eu queria poder dizer que o conheci. Queria poder mostrar a todos a foto que tirei ao lado dele. Queria poder dizer que ele foi simpático e atencioso comigo. Queria poder dizer que conheci o grande capitão do mundo. Mas os rumos da vida não permitiram. Levo no peito a sensação eterna de um sonho que morreu assim que Fernandão nos deixou.

Essa estátua representa mais do que só o momento mais marcante da história do Internacional. Ela exala paixão e muita devoção. Representa o espírito e a força de um clube, de uma torcida e de um jogador. Ela conta história, desperta emoção e me faz refletir naquilo que sou, ou melhor, escolhi ser.

Torcer para o Inter é uma sina que me foi dada há alguns anos e, depois de passar por tantos momentos inexplicáveis, me apego a esse como um que não terá fim. Algo me diz que as arquibancadas do Beira-Rio choram, como o meu coração. Essa estátua só reforça que a dor de perdê-lo não encontrou medidas certas e parece sempre aumentar, principalmente por ter existido um sonho por trás daquela pessoa que tanto fez por algo que amo.

Cheia de brilho e força, como era Fernandão. | Foto: Site Inter
Já se passaram meses e permaneço sem palavras que possam de fato descrever o que sinto pelo que aconteceu. É como se a garganta se fechasse ao tentar pronunciar algo, como se tudo que eu pudesse dizer nunca estivesse à altura da pessoa e jogador que ele foi. Sinto que a cada tentativa eu fracasso ainda mais.

Mas, em simples palavras, tento explicar que machuca. Estou, nesse constante momento, emocionada, pelo que a torcida do Inter é capaz de fazer para homenageá-lo e pelo que o clube fez para representar a grandeza de Fernandão. 

A estátua é bela como um entusiasmado grito de gol. Exala amor, como a camisa do Inter. Ela poderei conhecer e será o mais próximo que chegarei dele. Eternizá-lo em nossa casa, o Gigante da Beira-Rio, é deixar uma mensagem nobre a todos que por ali passar - "O Inter não é apenas um clube de futebol, o Inter é um grande e inexplicável sentimento".